Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
MACHO DÁ A LUZ
Vc Acredita que o Macho 'Cavalo Marinho' dá a Luz?
SIM
NÃO
Ver Resultados

Rating: 2.4/5 (256 votos)




ONLINE
1





Partilhe este Site...




10 Aranhas Mais Perigosas do Mundo
10 Aranhas Mais Perigosas do Mundo

10 Aranhas Mais Perigosas do Mundo

10 ARANHAS MAIS VENENOSAS-08/03/2014

FONTE: http://www.stumbleupon.com/su/1wZAPn/:He0CIDn3:XfVBD_7y/www.fciencias.com/2014/02/16/10-aranhas-mais-venenosas-conversas-de-hipocondriacos/

 

Este artigo vai abranger um total de dez aranhas mais perigosas do mundo, ordenadas conforme a toxicidade doo seu veneno e outros factores.

 

A menos perigosa das 10, principalmente porque raramente se aproxima de humanos para os picar. Deve o seu nome aos ninhos que contrói em forma de saco que abrangem de 40 a 50 ovos. O seu perigo advém principalmente da ligação entre a sua picada e infecção de MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina), que pode tornar-se muito séria. O veneno pode levar a lesões necróticas, mas a sua toxicidade é discutível.

   

9 – Poecilotheria ornata (em inglês, fringed ornamental tarantula)

Ainda não se sabe muito acerca do veneno desta tarântula. No entanto há registo de comas induzidos pela sua entrada no organismo. Sabe-se que s presas da tarântula são muito grandes, no caso da Poecilotheria ornata, causando danos graves no local de picada, assim como dor extrema.

 

8 – Aranhas de Pássaro-Chinês

Tarântulas de grande porte encontradas no sul da Ásia. O seu veneno é alvo de extensa investigação, porque picadas com doses muito pequenas são suficientes para matar pequenos mamíferos. Há registo de morte de uma criança vítima da picada desta aranha. Uma dose de apenas 0,7 mg/kg é suficiente para matar 50% dos ratinhos injectados em laboratório.

 

7 – Aranha-rato

Encontrada na Austrália. As fêmeas são completamente pretas, enquanto que os machos têm presas vermelho-vivo. Há pouca incidência de picadas destas aranhas, no entanto são capazes de matar um humano.  A morte consegue ser evitada com tratamento urgente rápido, por isso não costumam ocorrer.

 

 

6 – Aranha-violino (Brown recluse spider, Loxosceles reclusa)

São extremamente venenosas, mas as suas presas são demasiado pequenas para atravessar roupa. A sua picada causa necrose e inchaços muito grandes que podem gangrenar. Uma espécie irmã encontrada no Chile é ainda mais tóxica, podendo resultar em insuficiências renais. De 3 a 4% das picadas resultam em morte, em humanos. A dose letal (DL50) é de 1,45 mg/kg.

 

5 – Aranha de costas vermelhas

São da mesma família das viúvas negras. São encontradas na Austrália, e distinguíveis graças à risca vermelha nas costas, e padrão em forma de relógio de areia no abdómen. Muitas mortes eram causadas pela picada desta aranha, antes de se desenvolver um antídoto. Os sintomas da picada incluem infecção localizada, inchaço de gãnglios linfáticos, náuseas, febre, dores de cabeça e tremores. Casos mais graves podem incluir convulsões, falhas respiratórias e comas.

 

4 – Viúva-negra

Extremamente venenosa. Recebe o seu nome porque a fêmea come o macho após copulação (se sentir necessidade nutritiva para o fazer). A fêmea é também muito maior que o macho, e apresenta o corpo negro com uma mancha vermelha em forma de relógio de areia, enquanto que o macho é pequeno e castanho. O seu veneno contém latrotoxina, uma neurotoxina de alto peso molecular que induz libertação de elevadas quantidades de neurotransmissores nos terminais nervosos pré-sinápticos, causando espasmos musculares severos, e até paralisia temporal espinal e cerebral. Raramente leva à morte em humanos. Antes de existir um antídoto, 5% das picadas causavam morte. Este veneno é tão tóxico que a sua dose letal (DL50) é de apenas 0,0002 mg/kg.

 

3 -  Atrax robustos (Sydney funnel-web spider)

Esta aranha Australiana faz parte das mais venenosas do mundo, e as suas picadas incluem sempre uma dose total de veneno – ao contrário de outras aranhas cujas picadas nem sempre contém veneno. Um composto do veneno é a atracotoxina, muito perigosa para primatas (incluindo humanos). Uma criança morreria 15 minutos após a picada, mas entretanto já existe antídoto. A DL50 é de 0,16 mg/kg. O comportamento desta aranha é agressivo, levantado a parte frontal do corpo quando sente perigo, mostrando-se pronta a atacar.

 

2 -  Aranha-da-areia

Faz parte da família Sicariidae, que inclui as espécies de aranhas que possuem apenas 6 olhos. O corpo da aranha-da-areia é achatado para facilmente se esconderem debaixo da areia, e estas vivem em regiões remotas, longe do contacto com humanos, e não são agressivas. No entanto, o seu veneno é perigoso, originando necroses, coágulos na pele, sangramento pelos orifícios, e morte.

 

1 – Armadeira (Brazilian wandering spider)

Considerada a aranha mais perigosa da face da Terra em 2010 pela Guinness World Records. É muito agressiva, aumentando significativamente a incidência de picadas. O veneno contém uma neurotoxina potente, que leva a problemas de respiração, asfixia e eventualmente morte nas vítimas da picada. Um outro efeito do veneno é causar erecções que duram muito tempo – de horas até vários dias – levando a impotência permanente. Esta ligação faz com que o veneno seja investigado como potencial cura para disfunção eréctil. Um ratinho de 20 gramas é morto com uma dose de 6 microgramas, uma dose muito baixa para os 1,069 miligramas que cada picada injecta. Há registros de mortes em humanos mesmo depois de administração de antídoto.

 

 

Bill Andersen Especialista em Pragas Urbanas

 

2015.